Página incial Indefinido Descanso e intensidade: após férias, atletas do Flamengo batem recorde de velocidade

Descanso e intensidade: após férias, atletas do Flamengo batem recorde de velocidade

13
0

A estreia do time titular do Flamengo deixou uma boa impressão não só pela vitória de 3 a 0 sobre o Bangu, mas pelo fato de o time ter mostrado uma grande intensidade já na primeira partida após o período de férias. O descanso de 17 dias dos atletas e o trabalho de pré-temporada de duas semanas dá mostras de que renderá bons frutos.

Treino físico do Flamengo durante a pré-temporada — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Treino físico do Flamengo durante a pré-temporada — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

O primeiro grande desafio será a Supercopa do Brasil, dia 11, contra o Palmeiras.

Durante as duas semanas de preparação, foram realizadas 22 sessões de treinos. Todos os atletas bateram seus recordes pessoais de velocidade desde que chegaram ao clube, com números acima de 30km/h, e realizaram centenas de exercícios de força no campo, como acelerações, desacelerações e saltos.

Em avaliações de força e potência, os jogadores tiveram evolução média de 10% em comparação com a pré-temporada de 2020.

Nos trabalhos da pré-temporada, cada um dos atletas percorreu cerca de 75km de distância, em média. Somados, eles chegaram a cerca de 1.000 km, sendo 40km em alta intensidade (acima de 20km/h). Foram quase 15 mil esforços explosivos (cada vez que um jogador atinge 2,5 metros por segundo).

– Fico satisfeito de as respostas estarem acontecendo. Neste primeiro jogo, estávamos longe da performance ideal, o que requer tempo. Queremos chegar no ápice nas competições mais importantes, mas não há dúvida que o resultado, fisicamente falando, nos deixou muito felizes. Em pouco tempo conseguimos uma alta intensidade, com uma demanda física grande. Isso é decorrente do período de treinamento, reequilíbrio muscular, controle de carga… – disse Márcio Tannure.

Everton Ribeiro durante um treinamento na pré-temporada — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Everton Ribeiro durante um treinamento na pré-temporada — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Tannure é o chefe do Departamento de Saúde e Alto Rendimento do Flamengo, que inclui os setores médico, de preparação física, nutrição e fisioterapia.

– Trabalhamos de uma forma transdisciplinar, onde estamos sempre juntos com a preparação física, fisiologia, nutrição… fizemos o planejamento juntos. Decidimos por esse “destreinamento” e por dar mais tempo para eles, apesar de ainda ser menos do que gostaríamos. Foi uma mini pré-temporada onde buscamos muito a parte física para tentarmos chegar bem nas outras competições. É um ano longo.

A equipe de preparação física do Flamengo, que tem como integrantes Danilo Augusto, Roberto Oliveira, Rafael Winicki e Alexandre Sanz, recebeu muitos elogios internos pelo trabalho realizado.

O time principal do Flamengo tem seu segundo desafio na próxima segunda-feira, contra o Madureira, em Volta Redonda. Será a última partida antes da Supercopa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Faça seu comentário
Digite seu nome