Apesar do recente veto da Prefeitura do Rio de Janeiro, a possibilidade de haver público nas finais do Campeonato Carioca segue sendo debatida. Flamengo, Fluminense (finalistas da competição), Vasco e Botafogo (finalistas da Taça Rio) se reuniram com a federação nesta quarta-feira para discutir, entre outros assuntos, a chance de liberar torcida nas partidas decisivas do estadual.
Na terça, a federação publicou uma resolução da diretoria a favor da possibilidade de ter haver torcida tanto nas partidas entre Flamengo e Fluminense, pela final do Carioca, quanto nos confrontos entre Vasco e Botafogo, pela final da Taça Rio. A Prefeitura, por meio de sua assessoria, no entanto, vetou a possibilidade e informou que só são permitidos jogos com os portões fechados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/l/V/GSurgFT4uiG0v49GvjSw/whatsapp-image-2021-04-25-at-09.54.34.jpeg)
Maracanã será o palco das finais do Campeonato Carioca 2021 — Foto: Paula Carvalho
Nesta quarta, os clubes se reuniram com a Ferj. O Flamengo insiste com a possibilidade de presença de torcedores nas arquibancadas com a anuência da federação, embora, em discurso oficial, a entidade se coloque a favor da “coletividade”. O Fluminense é contra e já se manifestou publicamente. Por sua vez, Botafogo e Vasco disseram em posicionamentos recentes que não são a favor da volta do público a essa altura da pandemia, mas não responderam sobre suas opiniões com relação às finais do Carioca até o fechamento desta reportagem.
Uma nova reunião foi marcada para esta quinta-feira, às 14h (de Brasília).
Nos bastidores, o Flamengo se mostra confiante no lobby com a Prefeitura do Rio para obter a autorização à presença de público nos jogos. Na reunião desta quarta, foi dito que o Maracanã tem capacidade para receber os torcedores sem infringir os protocolos de segurança e que, inclusive, já teria elaborado um plano operacional para as finais do Carioca.